sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Arequipa, cidade de Vargas Llosa, acompanha pela TV entrega do Nobel


LIMA (AFP) - Milhares de peruanos assistiram pela TV e comemoraram com danças populares, em Lima e Arequipa (sul - cidade natal de Mario Vargas Llosa) a entrega do prêmio Nobel de literatura 2010 a seu compatriota, realizada esta sexta-feira em Estocolmo.

PUBLICIDADE

"Viva Vargas Llosa!", exclamou, emocionada, uma mulher enquanto assistia ao escritor recebendo das mãos do rei Carl Gustav da Suécia a medalha com o perfil do criador destes prêmios, Alfred Nobel, que lhe foi atribuída por sua "cartografia das estruturas do poder".

A cerimônia foi transmitida ao vivo em telões por meia dúzida de canais de televisão e pôde ser vista nas praças públicas e Lima, Arequipa e Piura (norte), onde Vargas Llosa também morou.

As expressões de adesão e orgulho com o autor de romances como 'O Sonho do Celta' foram unânimes e celebradas, ainda, com 'chicha de jora', o licor dos incas.

Em Arequipa, onde Vargas Llosa nasceu há 74 anos, as pessoas se concentraram na principal praça da cidade para expressar orgulho pelo fato de que um compatriota tenha recebido o mais importante prêmio mundial das letras.

"Ele nasceu aqui e ponto, nasceu genial, por isso estamos orgulhosos dele", disse a um canal de TV, em Arequipa, um professor que não se identificou.

"É um ser privilegiado que nos representa. Foi um momento emocionante ver a entrega do prêmio Nobel", acrescentou uma mulher, em alusão a Vargas Llosa.

Mario Vargas Llosa é aguardado em 13 de dezembro em Lima, onde receberá no dia 15 uma homenagem do governo de Alan García.

Nenhum comentário: